Dicas para a apresentação de TCC – reta final para formatura

23/10/2018

O trabalho de conclusão de curso é um marco na trajetória acadêmica de todo aluno.

Depois de anos de estudos, o universitário precisa desenvolver algo que o ajudará na obtenção do diploma de ensino superior.

Mas, como nem tudo são flores, muitos alunos têm dificuldades para focar na hora de escrever seu TCC. É que existe toda aquela metodologia, terminologia técnica, citações, bibliografia, índice de figuras e tantas outras coisas que causam até medo só de pensar.

Foi pensando nisso, que selecionamos dicas para vocês. Confira:

1       Elabore um roteiro

Para apresentar o trabalho com mais segurança, é muito importante elaborar um roteiro, contendo os pontos centrais do seu TCC. Coloque no papel como será feita a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Dessa forma, ficará muito mais fácil organizar a apresentação oral e não perder a linha de raciocínio.

A introdução é responsável por mostrar o assunto central, o objetivo do estudo, a metodologia utilizada. Já o desenvolvimento abrange o desenrolar do trabalho, ou seja, o desenvolvimento da pesquisa ao longo dos capítulos. Por fim, a conclusão é o momento de retomar a ideia central e apresentar os resultados obtidos.

2       Estude os pontos fracos

Todo trabalho acadêmico tem os seus pontos fracos, ou seja, questões que não ficam bem resolvidas e que abrem espaço para interpretações. Por mais que o seu TCC esteja com as ideias bem amarradas, sempre tem um membro da banca pronto para levantar um questionamento. Portanto, vale à pena estudar os pontos fracos e exercitar possíveis argumentos.

3       Ensaie em casa

      

O ensaio é fundamental para que a apresentação do TCC seja bem-sucedida. Portanto, pegue sua pesquisa, leia com atenção e exercite a sua apresentação. Você pode explicar o conteúdo para algum membro da família ou mesmo olhando para o espelho. Ensaiar é fundamental para que a apresentação aconteça de forma natural, segura e dentro do tempo.

4      Encontre formas de controlar o tempo 

        

O ensaio é ótimo por vários motivos, especialmente para controlar o tempo. Tenha em mãos um cronômetro e faça de tudo para comportar a sua fala dentro do tempo estabelecido pela banca. Se for um TCC em grupo, os demais integrantes podem colaborar dando sinais a cada 10 minutos.

5       Prepare um bom slide

Algumas pessoas optam por colocar textos e mais textos no slide, mas essa não é a melhor estratégia em uma apresentação de TCC. O recurso deve servir apenas de apoio para a fala do apresentador, mostrando os tópicos principais do trabalho. Todo cuidado é pouco para não deixar o material poluído e sobrecarregado de informações.

6       Tire o dia da apresentação para se concentrar

 

Se for possível folgar do trabalho no dia da apresentação, faça isso. Aproveite o dia para revisar o conteúdo, fazer os últimos ensaios e se concentrar. Não deixe fatores externos atrapalharem o seu foco, afinal, apresentar TCC é algo que a gente costuma fazer uma ou duas vezes na vida.

7      Aposte em uma alimentação leve

     

No dia da apresentação, procure manter uma alimentação leve e nutritiva, rica em frutas, verduras, legumes, cereais e carnes magras. Cuidado para não exagerar nos estimulantes, como café e energético.

8       Encontre formas de relaxar

         

Horas antes do TCC, não adianta ficar lendo e relendo o trabalho. Você já teve várias semanas para se preparar, então é fundamental encontrar formas de relaxar. Ouça música, converse com os amigos, coma um chocolate ou pratique exercícios de respiração.

9       Chegue com antecedência

A apresentação do TCC é o dia D. Você levou meses da sua vida se preparando para isso. Portanto, chegue com no mínimo 30 minutos de antecedência.

10   Teste os equipamentos


Teste os equipamentos disponíveis para a apresentação, como som, projetor, computador e apresentador remoto. Se alguma coisa estiver com defeito, dará tempo de corrigir ou pensar numa improvisação.

11  Assista algumas apresentações

Em alguns cursos, como é o caso de Publicidade e Propaganda, a apresentação do TCC é aberta ao público. Dessa forma, é possível assistir aos trabalhos dos colegas. Essa experiência é ótima, afinal, permite ouvir as observações da banca.

12   Mantenha uma boa postura

Coloque toda a sua atenção no seu projeto e controle a sua linguagem corporal. Evite ficar andando de um lado de um lado para o outro ou fazer muitos gestos com as mãos. Ensaiando na frente do espelho, você tem condições de corrigir a sua postura.

13   Escolha o look certo

Nada de usar um look carregado, sensual ou com cores fortes. Trata-se de uma ocasião que exige certa formalidade, então escolha roupas confortáveis, sóbrias e com cores neutras.

14   Fale com segurança

Ao apresentar o seu trabalho, procure transmitir segurança para a banca. Explique cada ponto importante do seu TCC e use conceitos defendidos por teóricos conhecidos para melhorar o embasamento do discurso.

O segredo para falar com segurança é ter completo domínio do conteúdo. Se você foi responsável por elaborar cada linha do seu TCC, isso não será um problema.

15 Saiba articular com a banca   

Ao final da apresentação, os professores costumam fazer questionamentos sobre o trabalho. Você deve justificar as suas ações, responder com firmeza e mostrar o seu conhecimento aprofundado sobre o tema do TCC. Não discuta, mas defenda as suas ideias.

E aí? Está pronto para encarar a apresentação de TCC? Siga as 15 dicas e com certeza você vai conseguir ter um bom desempenho nessa reta final.

Contato

  • Pódium Formaturas
  • Rua Sete de Setembro, 38 - Kobrasol
  • São José - SC - CEP 88.102-030
  •  
  • Horário de Atendimento
  • Segunda à sexta-feira das 8:30h às 18h
  • 48 3223-5455 / 3025-5452 / 3066-7680
  • podium@podiumeventosformaturas.com.br